terça-feira, 2 de abril de 2013

Por onde andei: Bom Jesus dos Pobres

Hoje irei falar sobre um lugar que simplesmente amo: Bom Jesus dos Pobres.
Quem me conhece sabe o quanto amo e me identifico com esse pedacinho da Bahia. Mas o que de fato esse lugar tem?
Tem tanta coisa, que nem sei por onde começar.

Onde fica?
Bonjas (para os íntimos) é um distrito do município de Saubara a cerca de 95 km de Salvador, seguindo pela BR-324 e depois pega a estrada pelo entrocamento de Santo Amaro. Mais ou menos uma hora e meia de carro.

Onde ficar?
O distrito conta com pequenas pousadas e o Resort Água Viva. Eu fico na casa dos parentes. hehehehe

O que tem de bom?
O distrito desfruta de praias maravilhosas, que variam de "praia da farofa" à desértica. As minhas preferidas são a do Rio da Fazenda e a da Bica, sem rimas.
Um destaque em relação às praias, é a de Monte Cristo ou Araripe que fica próximo ao canal do Rio Paraguaçu e mais distante da praça do distrito, fazendo da área uma praia quase desértica. Areia limpa e mar calmo.
Em todo o seu litoral, o mar se caracteriza por ser tranquilo. Quando a maré está baixa, fica uma longa extensão de areia, fazendo o banhista caminhar um pouco até chegar na água.
No verão, em especial nos meses de janeiro e fevereiro, por três finais de semana ocorrem as festividades que são: Jornada (festa regada ao samba de roda), lavagem da Igreja de Bom Jesus dos Pobres (construída no século XVIII) e a Festa - que é encerrada com a melhor de todas as festas: o Entregue da Bandeira, falarei dela em outro post.

E o que mais esse lugar tem de especial?
Tem tanta coisa que levei um tempão para escrever esse texto e resumir em algumas linhas a magia e o encanto de Bonjas.
Meus amigos, meu amor, minha família e as minhas raízes estão/são desse lugar especial.
Um destaque para a dona Rita da Barquinha, mulher guerreira que resgatou a cultura popular local.
Em breve, eu falarei um pouco mais sobre Bom Jesus, meu pedacinho.

Créditos das Fotos: Bira Freitas. Meu tio e o indivíduo mais apaixonado por Bom Jesus que eu conheço, revela através de suas fotos todo o encanto de Bonjas.

Um comentário:

  1. Fiquei com vontade de conhecer...
    A família de minha mãe é de Bom Jesus... Mas Bom Jesus dos Passos, perto de Madre de Deus!

    ResponderExcluir